Renata Sumar Gaertner (MahaJyoti)

Renata Sumar Gaertner (MahaJyoti)

(Membro da IYTA – Integral Yoga Teachers Association – USA; da Yoga Aliance – USA (E-RYT; and E-RCYT – experienced children and adult yoga teacher); do IAYT – International Association of Yoga Therapists – USA)

Comecei a praticar yoga com a minha mãe, Sivakami, aos 3 anos de idade. Ainda criança, participava de cursos e congressos e aos 12 anos completei o meu primeiro Curso de Formação de Professores de Yoga, na Faculdade de Extensão do Curso de Educação Física da UFMG.

Em 1985, completado o meu primeiro Curso de Formação de Yoga com Especiais, comecei a dar aulas para crianças, com quem sempre gostei de trabalhar! Anos mais tarde, quando graduei-me em Fonoaudiologia, minha tese de final de Curso foi sobre “O Yoga como método de estimulação global da criança com Síndrome de Down”, em que pude comprovar, através de pesquisa, a eficiência do Yoga para estimular o desenvolvimento destas pessoas.

O meu primeiro contato com uma mestra de Yoga foi em 1998, quando Mataji Indra Devi visitou nossa escola de Yoga. Ela é considerada a “primeira dama do Yoga”, pois foi a primeira mulher a receber os ensinamentos de mestre para discípula (antes Yoga era apenas ensinado para os homens!).

Em 1990, recebemos a visita de Sri Swami Satchidananda, meu mestre de Hatha Yoga Integral®. Identifiquei-me plenamente com a metodologia e, na vontade de aprender mais e crescer, durante doze anos visitei o Ahsram em Yogaville, pelo menos uma vez por ano – às vezes duas ou três – participando de cursos e palestras.

Durante três meses percorri diferentes estados da Índia, tendo aulas de Hatha Yoga, Iyengar Yoga, Ashtanga Yoga. Neste último, em Mysore, com  a querida professora Saraswathi Rangaswami, filha de Pattabi Jois, aprendi não só a prática em si, mas muito sobre Hinduísmo, tradições indianas e sobre o dia-a-dia dos  yogins.

Em junho de 2001, completei o Curso de Formação de Professores de Ashtanga Vinyasa Yoga – Primary Series, com David Swenson – discípulo de Pattabi Jois – em Naples, na Flórida.

O ano de 2002 foi muito especial para mim. Dei à luz o meu primeiro filho, Noah, que “praticou” yoga comigo desde o início da gravidez, até um dia antes de nascer. Noah é um menino saudável e a luz inspiracional do meu trabalho de Yoga mamãe e bebê. Em 2008, fui abençoada com meu seu segundo filho, Nathan, um menino muito feliz e de bem com a vida.

Com Georg Feuerstein concluí um curso maravilhoso sobre “História e Filosofia do Yoga”, que teve a duração de 3 anos.

Em 2007, iniciei uma nova jornada, agora nos Estados Unidos, onde trabalho com a minha mãe, Sivakami, no Yoga for The Special Child®. Todos os anos, ministramos os Cursos Yoga for The Special Child® e Formação em Hatha Yoga nos Estados Unidos e no Brasil. Daqui também administro a escola, junto com Joanna e Prakash.

 

Top