Sivakami (Sonia Sumar)

Sivakami (Sonia Sumar)

(Membro da: Yoga Alliance; IYTA – Integral Yoga Teachers Association; YREC – Yoga Research Educational Center; IAYT – International Asociation of Yoga Therapists.)

Comecei a dar aulas de yoga para crianças com necessidades especiais depois que minha filha Roberta nasceu com Síndrome de Down, em 1970. Como notei muitas mudanças positivas com o uso de Yoga Terapia, em 1972 obtive o Certificado de Professora de Yoga.

Meu professor de yoga favorito era o Swami Sivananda. Como muito do seu trabalho já estava disponível no Brasil, eu seguia seus ensinamentos através dos livros publicados.

Em 1976, o Centro de Yoga onde eu dava aulas recebeu um discípulo do Swami Sivananda: Swami Nadabramananda. Aprendi muito durante o workshop de uma semana. Estar na presença de um professor como ele foi uma experiência sensacional.

Em 1980, criei meu próprio centro de yoga, “Núcleo Cultural Sivananda”, que veio a tornar-se o Centro de Yoga Integral Jai Vida, agora dirigido por minha filha Renata e suas sócias Joanna e Prakash.

Meu trabalho de Yoga para Crianças Especiais já tinha se espalhado tanto que eu recebia convites para dar conferências e workshops por todo o Brasil, assim como na América do Sul e Europa.

Em 1988, viajei para a Índia pela primeira vez, visitando templos sagrados e ashrams. No ano seguinte, um presente muito especial: a visita de Mataji Indra Devi, que passou uma semana em minha casa e deu muitas palestras em meu Centro de Yoga. Foi uma benção receber esse darshan (presente espiritual).

Nesse mesmo ano, durante um Congresso Internacional de Yoga na Argentina, fui consultada se poderia receber como hóspede um grande amigo de Mataji Indra Devi durante sua passagem pelo Brasil. Concordei alegremente, totalmente inconsciente de que conhecer esse Guru mudaria minha vida para sempre!

Em 1990 retornei à Argentina para dar uma palestra no Congresso Internacional de Yoga e falar algumas palavras na abertura do Congresso. O Guru visitante que eu receberia como hóspede, Sri Swami Satchidananda,  também estava lá com sua grande amiga Mataji. Quando parei na frente do Swami para cumprimentá-lo, seus olhos encontraram profundamente os meus. Meu coração se abriu, minha alma foi profundamente tocada e soube que tinha finalmente encontrado meu Guru! Não em uma caverna na Índia, nem nas areias do Rio Ganges, muito menos aos pés dos Himalayas…

Daquele dia em diante, decidi ficar tão próxima dele quanto possível. Um ano depois fui visitá-lo nos Estados Unidos. Ele me deu suas bênçãos e disse que eu estaria muito ocupada ensinando Programas de Yoga para Crianças Especiais e viajando intensamente para capacitar pessoas a trabalhar com crianças e adultos com necessidades especiais. Outra surpresa foi descobrir que Gurudev era discípulo do Swami Sivananda. Senti-me grata e abençoada por Swami  Sivananda ter me levado até meu Guru, seu discípulo.

Sou bacharel em Educação e já lecionei em escolas de nível fundamental. Conduzi workshops,  programas e simpósios de educação especial na América do Norte, América do Sul,  Europa, Ásia, Oceania e Índia.

Moro atualmente na Flórida e continuo ensinando crianças e adultos. Ofereço meus cursos de treinamento especializados para professores de Yoga e outros profissionais mundo afora. No Jai Vida, anualmente ministro o Curso de Formação para Professores.

Em 2001, abri o U. S. Headquarters of Yoga for the Special Child, Satchidananda Yoga Center, em Evanston, Illinóis. Meu livro Yoga for the Special Child foi publicado em Inglês, Português e Chinês. Traduções para o Alemão e Espanhol estarão disponíveis em breve. O eBook está disponível em Inglês.

O sonho da minha vida é ajudar as crianças especiais do mundo todo a alcançarem seu total potencial e se tornarem membros ativos e produtivos da sociedade. Nada pode expressar melhor o sucesso de meus esforços que as cartas recebidas dos pais de meus alunos.

Top