Glossário

Glossário

Asana – Posições psicofísicas. Asanas não devem ser traduzidos como “exercícios”. A palavra “exercício” tende a dar ideia de prática com movimentos rápidos envolvendo um esforço acima da capacidade pessoal. Asana significa simplesmente “posição”, devendo neste contexto ser entendido como “postura firme e confortável”, um esforço correto, natural.

Mantras – Cânticos devocionais (“Aquilo que conduz à mente”).

Namaste – “O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você”.

Netra Vyayaman – Exercícios oculares que tonificam o nervo óptico e alongam os músculos dos olhos.

OM (AUM) – Som da vibração natural do universo.

Pranayama – Exercícios de controle e expansão da energia através da respiração.

*Deerga Swasan – Respiração completa. Esse pranayama se equipara à respiração dos bebês,  os músculos abdominais trabalham ativamente durante a inspiração e expiração, promovendo uma troca mais profunda de ar nos pulmões, desde a parte inferior até a superior. É calmante e muito eficiente no combate ao estresse e ansiedade, dentre várias outras condições.

*Kapalabhati – “Respiração do Crânio Brilhante”. Esse é um pranayama revigorante, onde a expiração é ativa e a inspiração passiva. Promove profunda limpeza da parte frontal do crânio, bem como dos pulmões. Aumenta o fluxo de energia na cabeça e no pescoço. Melhora o metabolismo, a digestão e é excelente em processos de gripe, asma, enfisema, bronquite e tuberculose.

*Bhastrika – “Respiração do Fole”. Pranayama vitalizante no qual o movimento do diafragma imita um par de foles utilizados para bombear e ventilar o fogo interno, criando aquecimento físico, prânico e psíquico. Promove o massageamento das vísceras, melhora os sistemas digestório e excretor, aumenta a circulação sanguínea e, consequentemente, estimula todo o corpo e a mente. Melhora o metabolismo e o sistema nervoso, aumenta vitalidade e reduz estresse e ansiedade.

*Nadi Suddhi – “Respiração Alternada”. Pranayama de purificação dos nervos e canais energéticos.
Bloqueando uma das narinas a cada inspiração/expiração, alternadamente, faz-se com que a energia passe por cada narina de uma vez, revitalizando então os dois hemisférios cerebrais e chegando às mais remotas partes do corpo. Desfaz bloqueios energéticos e equilibra os sistemas nervosos simpático e parassimpático, ajuda no combate ao estresse e várias desordens físicas e mentais.

Raja Yoga – Caminho da meditação e concentração. Baseia-se na perfeição ética e no controle da mente, levando ao estado de Samadhi, ou Superconsciência.

Sânscrito – O sânscrito faz parte do conjunto das 23 línguas oficiais da Índia. Com relação à sua origem, a língua sânscrita é uma das línguas indo-europeias, pertencendo, portanto, ao mesmo tronco linguístico de grande parte dos idiomas falados na Europa.

Satsanga – Evento festivo que promove o encontro de pessoas que partilham o mesmo caminho. A tradução literal do termo significa “estar em boa companhia em busca da mais alta verdade”.

Shanti – “Paz”.

Slokas – São poemas em estrofes de quatro versos, escritos em Sânscrito, usados para compor a maioria dos clássicos da literatura védica, tais como o Ramayana, o Mahabharata, inúmeros Puranas e outros livros.

Surya Namaskar – Sequência de posições da “Saudação ao Sol”.

Vedas – A palavra Veda, em sânscrito, significa “conhecimento”. Os Vedas são uma compilação das mais antigas fontes da mitologia hindu e da  literatura de qualquer língua indo-europeia. Consistem basicamente em quatro livros sagrados: o Rigveda, o Yajurveda, o Samaveda e o Atharvaveda, escritos provavelmente entre 1200 e 600 a.C., e que contêm vários textos em forma de prosa, com vastos ensinamentos sobre Hinduísmo, Yoga, Ayurveda e outros. Dentre os diversos textos que se destacam, um deles é o Bhagavad Gita, que nos apresenta toda a filosofia do Yoga.

Vinyasa – Os movimentos formam uma sequência fluida coordenada pela respiração.

Yoga – “União”.

Yoga Nidra – Relaxamento (“sono consciente”).

lotus jaivida
Top