Meditação

Meditação

Com frequência, imaginamos que meditação é parar de pensar. Então você experimenta “meditar” uma vez, percebe que não consegue parar de pensar e, ao invés disso, para é de querer-tentar-desejar meditar e diz que meditação não é para você.

É preciso desfazer este equívoco. O pensamento pensa, assim como o ar entra nos pulmões. O cérebro está em funcionamento incessante do momento em que viemos a este mundo até o fim deste ciclo.

E, assim como músculos se movimentam quando fazemos ginástica, meditar é fazer ginástica. É ginástica de sinapses, de neurônios! É treinamento mental com o corpo todo, e isto inclui o cérebro. É ginástica de corpo-mente, exercício de integração.

Além dos neurônios e do corpo físico, além da dualidade corpo-mente, trata-se de perceber este eu: como pensa, como sente, como se identifica seja com o corpo, seja com os próprios pensamentos ou com a mente. Indo além do pequeno eu. Isto é meditar.

Qual o peso, qual a leveza da respiração? Como eu penso, como vejo, sinto, cheiro, olho, escuto, respiro? Respira. Consciência, presença.

Isto é o que praticamos no Jai Vida. Oferecemos uma aula semanal de meditação, na qual são abordadas diferentes técnicas e práticas, posturas adequadas, autores e estudiosos importantes sobre o tema. Além disso, oferecemos horários de meditação em grupo, gratuitas, abertas ao público. Não é necessário estar matriculado na escola para participar. Confira nosso quadro de horários e venha praticar conosco!

lotus jaivida
Top