Código de Conduta

 Código de conduta do Integral Yoga® para professores e funcionários 

Seção 1: Declaração de Propósito 

A organização do Integral Yoga está comprometida e mantém elevados padrões éticos e profissionais para todos os funcionários e professores do Integral Yoga. É responsabilidade da equipe e dos professores de Integral Yoga garantir um ambiente seguro e acolhedor para a transmissão dos ensinamentos e para o bem-estar dos alunos. O Código de Conduta do Integral Yoga para professores e funcionários fornece diretrizes claras para professores, funcionários e palestrantes, de modo que a mais alta integridade seja mantida em todos os momentos na relação professor-aluno. 

É política da Integral Yoga® International proibir a discriminação por causa de raça, cor, religião, sexo ou gênero, nacionalidade, deficiência, idade, orientação sexual, estado civil ou familiar. 

Seção 2: Princípios relativos a professores certificados em Yoga Integral 

Como professor certificado de Integral Yoga, concordo em seguir e defender os seguintes princípios éticos: 

1- Criar e manter um ambiente seguro, limpo e propício para a prática do Integral Yoga. 

2- Ter uma conduta profissional e cuidadosa, mantendo os limites de relacionamento adequados. 

3- Usar linguagem respeitosa, livre de profanidades, preconceitos, insultos, linguagem abusiva ou ameaças verbais. 

4- Evitar palavras e ações que constituam assédio sexual ou outras formas de assédio. 

5- Reconhecer as limitações de minhas habilidades e escopo de prática e, quando apropriado, encaminhar os alunos a buscarem instruções ou orientações alternativas. 

6- Acolher todos os alunos, independentemente de raça, religião, crenças, sexo, orientação sexual, idade ou formação cultural. 

7- Receber os alunos independentemente das limitações físicas, a não ser que estejam além da minha capacidade de ensinar com segurança e, em tais casos, tentar encaminhá-los a um professor qualificado. 

8- Cultivar uma atitude de Karma Yoga (serviço desinteressado) em meu ensino e dedicar meu ensino ao bem maior de todos os envolvidos. 

9- Aderir aos princípios tradicionais do Yoga, conforme definidos nos yamas e niyamas. 

10- Vestir-me com moderação quando estiver dando uma aula de Integral Yoga ou dando uma palestra sobre Yoga. 

11- Fazer o meu melhor para seguir uma dieta vegetariana e abster-me de quaisquer substâncias que sejam contrárias ao estilo de vida yogi. 

12- Seguir todas as leis locais e nacionais que dizem respeito ao meu ensino e a negócios do Integral Yoga. 

Seção 3: Práticas profissionais relacionadas a professores e funcionários do Integral Yoga 

Em todas as questões profissionais, terei uma conduta ética, adequada e respeitosa com todos os envolvidos. 

1- Usarei meu conhecimento e contatos profissionais em benefício das pessoas que sirvo e não para obter vantagens pessoais injustas. 

2- Taxas, arranjos financeiros e todas as questões contratuais serão discutidas previamente e estabelecidas de maneira direta e profissional. 

3- Não receberei nem pagarei comissão pela indicação de um aluno. 

4- Não falarei mal de colegas ou outros profissionais. 

Seção 4: Relações estudantis 

Integral Yoga International reconhece e respeita o Espírito em todos os nossos alunos, professores e funcionários. Reconhecemos que é responsabilidade do professor respeitar os direitos, a dignidade e a privacidade dos alunos. 

1- Reconheço a confiança depositada em mim e o poder único da relação professor-aluno. Não explorarei essa confiança de forma alguma, nem tentarei cultivar a dependência dos alunos. Evitarei relacionamentos duplos com alunos (por exemplo, relacionamentos comerciais ou sexuais) que possam prejudicar meu julgamento profissional, comprometer a integridade de minha instrução ou usar o relacionamento para meu próprio benefício. 

2- Não me envolverei em assédio, palavras ou ações abusivas. 

3- Não me envolverei em assédio sexual conforme definido, mas não limitado a: comentários, gestos ou contato físico de natureza sexual. Compreendo que comportamentos, comentários ou “brincadeiras” que sejam ofensivos a qualquer pessoa por causa de seu conteúdo sexual, ou referência a gênero ou orientação sexual, são inaceitáveis. 

4- Reconheço que meu ensino pode levar ao contato físico com os alunos, como ajustá-los em asanas, e exercerei o máximo cuidado. O toque será usado apenas com o consentimento dos alunos e com seu bem-estar em mente, e livre de qualquer motivo pessoal. 

Seção 5: Processo de relatório e resolução 

Integral Yoga International está empenhada em garantir que todos os funcionários, instrutores, alunos e convidados possam desfrutar de uma atmosfera livre de assédio sexual e retaliação. Estamos comprometidos com uma investigação oportuna de qualquer reclamação, garantindo que todos os alunos possam desfrutar de uma atmosfera livre de assédio sexual ou outras formas de assédio ou conduta inadequada. 

O processo de relato pode ser iniciado por qualquer pessoa. Se um aluno sentir que foi submetido a, ou testemunhou, comportamento impróprio de qualquer palestrante, professores, funcionários, convidados ou do clero do Integral Yoga (Swami ou ministro) deve notificar imediatamente o diretor do centro local de Integral Yoga ou um membro sênior da equipe. 

No caso de professores de Integral Yoga, quaisquer violações serão imediatamente encaminhadas ao Conselho de Professores de Integral Yoga. No caso de violações por funcionários, residentes de qualquer centro ou palestrantes convidados, o assunto será encaminhado ao comitê de ética do centro local para investigação imediata. No caso de má conduta por parte de um membro do clero do Integral Yoga, o assunto será encaminhado ao Conselho do Integral Yoga Sannyas ou ao Conselho do Ministério do Integral Yoga. 

9 de novembro de 2021 

lotus jaivida
Top